
Um histórico médico familiar é um registro de informações de saúde sobre uma pessoa e seus familiares próximos. Um registro completo inclui informações de pelo menos três gerações de familiares, incluindo filhos, irmãos e irmãs, pais, tias e tios, sobrinhos e sobrinhas, avós e primos. Informações sobre outros familiares podem ser solicitadas em alguns casos.
As famílias têm muitos fatores em comum, incluindo seus genes, meio ambiente e estilo de vida. Juntos, esses fatores podem fornecer pistas sobre condições médicas que podem ocorrer em uma família. Identificando padrões de patologias entre parentes, os profissionais de saúde podem determinar se um indivíduo, outros membros da família ou gerações futuras podem estar em maior risco de desenvolver uma condição particular. Muitas vezes, a coleta e interpretação da história familiar são o ponto chave para direcionar a investigação e o diagnóstico na área da genética clínica.

Embora a história médica familiar forneça informações sobre o risco de problemas de saúde específicos, ter familiares com uma condição médica não significa que um indivíduo vá desenvolver definitivamente essa condição. Por outro lado, uma pessoa sem histórico familiar de um transtorno ainda pode estar em risco de desenvolver esse transtorno. O Aconselhamento genético com um profissional habilitado permitirá entender estes riscos.
A maneira mais fácil de obter informações sobre o histórico médico da família antes de uma consulta com o geneticista é conversar com seus familiares sobre sua saúde. Eles tiveram algum problema médico? E quando este foi diagnosticado? Além disso, a obtenção de registros médicos e documentos (como biópsia e imunohistoquímica no caso de histórico de câncer na família, ou outros exames em caso de outras condições) pode ajudar a preencher um histórico médico familiar que parece incompleto. É importante manter essas informações atualizadas e compartilhá-las regularmente com seu geneticista.
Graus de relacionamento:
Familiares de primeiro grau - Pais, filhos, irmãos e irmãs
segundo grau - Avós, tias e tios, sobrinhas e sobrinhos e netos
terceiro grau - Primos em primeiro grau
Familiares de primeiro grau - Pais, filhos, irmãos e irmãs
segundo grau - Avós, tias e tios, sobrinhas e sobrinhos e netos
terceiro grau - Primos em primeiro grau

Sem comentários:
Enviar um comentário