A genômica é o estudo do genoma de um organismo – seu material genético – e como essa informação é aplicada. Todos os seres vivos, desde bactérias até plantas, animais e humanos, têm um genoma – e o nosso é feito de DNA.
O que são genes?
Algumas partes do nosso DNA são chamadas de genes. Os seres humanos têm mais de 20.000 genes 'codificadores', que contêm as informações para construir proteínas – essenciais para construir nossas células, tecidos, órgãos...
Alguns genes determinam características físicas, como a cor dos olhos. Outros podem influenciar a chance de desenvolver uma condição de saúde. Os genes são uma parte vital do nosso DNA, mas não são tudo.
Genômica e genética: qual a diferença?
A maioria das pessoas já ouviu falar de genética em relação aos cuidados de saúde. A genética é o estudo dos genes e seus papéis na herança – em outras palavras, a maneira como certas características ou condições são transmitidas nos genes de uma geração para a seguinte. Na área da saúde, a genética médica geralmente se concentra em variações em um ou mais genes ao determinar a causa de uma condição de saúde.
Genômica é um termo abrangente que leva em consideração todo o DNA no genoma de uma pessoa ou organismo – tanto os genes que codificam proteínas quanto as regiões não codificantes. Ele analisa como os genes são expressos e a interação entre diferentes genes.
Um dos desenvolvimentos mais empolgantes da genômica foi o desenvolvimento da tecnologia de sequenciamento de última geração. Essa tecnologia nos permite "ler" todo o genoma de uma pessoa ou organismo de forma relativamente rápida e barata. O sequenciamento do primeiro genoma humano levou mais de 10 anos e milhões de libras. Hoje, isso pode ser feito em cerca de 24 horas por valores muito mais acessíveis, mas ainda há um longo caminho a percorrer até que estas técnicas estejam disponíveis para todos que precisam.
Sem comentários:
Enviar um comentário