sábado, 30 de março de 2019

CFM e SBGM oferecem capacitação para o reconhecimento de doenças genéticas

Videoaulas de Educação Continuada em Doenças Genéticas Raras foram desenvolvidas em parceria entre o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica. Estas são voltadas aos profissionais da saúde, e mais especialmente a médicos e estudantes de medicina.

O objetivo é fornecer conhecimento básico e introdutório de Genética Médica em quatro grandes temas: anomalias congênitas, deficiência intelectual, erros inatos do metabolismo e doenças de início tardio. Estes quatro temas representam justamente os Eixos principais da Política nacional das Doenças Raras, instituída pela portaria nº 199 de 2014.

As duas entidades buscam capacitar, de modo didático e acessível, médicos não especialistas em genética médica para reconhecer fatores de risco, sinais e sintomas que indicam suspeita de algum transtorno genético. Com isso, esses profissionais ficam habilitados para encaminhar adequadamente os casos que necessitam de avaliação com especialista e para oferecer, na atenção básica em saúde, cuidado médico às pessoas com doenças genéticas.

Professora Joanna Goes aborda o tema anomalias congênitas


Além disso, esta parceria rendeu o desenvolvimento e publicação recente de um excelente e-book sobre Genética Médica para não-especialistas. O acesso está disponível através do link:  https://drive.google.com/file/d/1zLVPJRGKtguVCd7ZfhqekU4_SClM3LmJ/view


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Importância das pesquisas em Doenças Raras

Você sabia que as pesquisas em doenças raras desempenham um papel crucial na busca por respostas e soluções para condições médicas pouco con...