domingo, 1 de março de 2020

Dia Mundial dos defeitos congênitos

O Dia Mundial dos defeitos congênitos, lembrado em 3 de março de cada ano, une pessoas e organizações que trabalham no campo das malformações congênitas, também conhecidas como anomalias congênitas.

Mais de 8 milhões de bebês em todo o mundo nascem a cada ano com um defeito congênito. Estes são atualmente uma das principais causas de morte no primeiro ano de vida (mortalidade infantil), e os bebês que sobrevivem podem apresentar deficiências físicas ou mentais.

A March of Dimes e mais de 50 outras organizações internacionais estão se unindo para o Dia Mundial dos Defeitos Congênitos para conscientizar sobre este grave problema global e defender mais vigilância, prevenção, cuidados e pesquisas para ajudar bebês e crianças.

Tais condições são anomalias estruturais ou funcionais, que ocorrem durante a vida intra-uterina e podem ser identificados no pré-natal, no nascimento ou mais tarde na infância. Exemplos de defeitos estruturais (malformações congênitas) são: defeitos cardíacos congênitos, espinha bífida, fenda labial ou palatina, deficiência de membros, hipospádia, pé torto, síndrome de Down, síndrome da rubéola congênita, síndrome do zika vírus congênita, síndrome do álcool fetal. Exemplos de defeitos funcionais são: doenças metabólicas, hipotireoidismo, hiperplasia adrenal congênita, talassemia, doença falciforme, fibrose cística, paralisia cerebral, distrofia muscular, surdez, autismo, TDAH.

Lembre-se:
  • Defeitos de nascimento são comuns, custosos (ao indivíduo, família e sistema de saúde) e críticos.
  • Todos os anos, cerca de 8 milhões de bebês em todo o mundo nascem com um sério defeito de nascença e cerca de 3 milhões deles morrem antes do quinto aniversário.
  • Em todo o mundo, todos os países e suas populações são afetados por defeitos congênitos, mas o impacto é particularmente severo nos países de baixa e média renda.
  • Defeitos de nascimento são uma das principais causas de mortalidade infantil.
  • Aqueles que sobrevivem com defeitos congênitos podem enfrentar uma vida inteira de dificuldades. Essas crianças e adultos precisam de adequado acesso a serviços de saúde para melhorar sua qualidade de vida.
  • Muitos defeitos congênitos podem ser evitados tomando medidas apropriadas antes e durante a gravidez (ex: uso de ácido fólico, tratamento de infecções, realização de pré-natal, uso apenas de medicações permitidas durante a gestação).
  • O tratamento e os cuidados adequados podem ajudar muitas pessoas com defeitos congênitos a atingir seu pleno potencial na vida.
  • É necessário estabelecer sistemas nacionais de vigilância para obter estimativas nacionais, regionais e globais precisas e atualizadas dos defeitos congênitos.
  • Ainda existem muitas perguntas sobre as causas dos defeitos congênitos. Precisamos de mais pesquisas para descobrir as causas desconhecidas dos defeitos congênitos e maneiras de melhor prevenir e tratá-los.
  • Saiba mais em https://www.worldbirthdefectsday.org/
Dia Mundial dos defeitos congênitos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Importância das pesquisas em Doenças Raras

Você sabia que as pesquisas em doenças raras desempenham um papel crucial na busca por respostas e soluções para condições médicas pouco con...