quinta-feira, 18 de julho de 2019

Síndrome do X Frágil: saiba mais

Imagem relacionadaJulho é o mês de Conscientização sobre o X Frágil (FXS). A síndrome do X-frágil é uma condição genética que causa uma série de problemas de desenvolvimento, incluindo dificuldades de aprendizagem e comprometimento cognitivo. Geralmente, os homens são mais gravemente afetados por esse transtorno do que as mulheres.

No dia 22 de julho é lembrado o Dia da Conscientização da síndrome do X Frágil.

A síndrome do X-frágil é a segunda causa herdada de deficiência intelectual e a causa mais comum de autismo em todo o mundo.

Os indivíduos afetados geralmente apresentam atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem até os 2 anos de idade. A maioria dos homens com síndrome do X frágil tem deficiência intelectual leve a moderada, enquanto cerca de um terço das mulheres afetadas apresentam deficiência intelectual. As crianças com síndrome do X-frágil também podem ter ansiedade e comportamento hiperativo, tais como agitação ou ações impulsivas. Podem ter transtorno de déficit de atenção (TDAH), que inclui uma capacidade prejudicada de manter a atenção e dificuldade em se concentrar em tarefas específicas. Cerca de um terço dos indivíduos com síndrome do X-frágil apresentam características do espectro do autismo que afetam a comunicação e a interação social. As apreensões ocorrem em cerca de 15% dos homens e cerca de 5% das mulheres com síndrome do X frágil.

Resultado de imagem para x fragile syndrome
A maioria dos homens e cerca de metade das mulheres com síndrome do X-frágil apresentam características físicas características que se tornam mais aparentes com a idade. Esses recursos incluem um rosto longo e estreito orelhas grandes, maxilar e fronte proeminentes, dedos flexíveis, pés planos e nos meninos pode haver aumento dos testículos (macroorquidismo) após a puberdade.

A síndrome do X-frágil ocorre em aproximadamente 1 em 4.000 homens e 1 em 8.000 mulheres.

Mutações no gene FMR1 (que fica localizado no cromossomo X) causam síndrome do X frágil. O gene FMR1 fornece instruções para fazer uma proteína chamada FMRP. Esta proteína ajuda a regular a produção de outras proteínas e desempenha um papel no desenvolvimento de sinapses, que são conexões especializadas entre as células nervosas. As sinapses são críticas para a transmissão de impulsos nervosos entre neurônios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Importância das pesquisas em Doenças Raras

Você sabia que as pesquisas em doenças raras desempenham um papel crucial na busca por respostas e soluções para condições médicas pouco con...