segunda-feira, 25 de maio de 2020

Santa Casa de Porto Alegre lança serviço de consultas médicas pela internet

Santa Casa de Porto Alegre lança serviço de telemedicina — Setor Saúde
A Santa Casa de Porto Alegre lançou há um mês um serviço de consultas médicas pela internet. O Conexão Santa Casa — Telemedicina para Você teve, inicialmente, atendimentos voltados exclusivamente ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde, e agora passa a incluir atendimentos privados.

O objetivo é dar agilidade e segurança para pacientes e profissionais da saúde.

Segundo informações da Santa Casa, trata-se de uma iniciativa inédita no sul do Brasil para uma instituição hospitalar de grande porte. A instituição explica que a autorização legal para teleatendimentos ocorreu devido à pandemia COVID-19, possibilitando a continuidade e manutenção do tratamento do paciente.

Para usar o serviço de telemedicina o usuário precisa ter acesso a um smartphone ou a um computador com câmera, além de internet.
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Acesse https://telemedicina.santacasa.org.br/, cadastre-se e faça seu agendamento. Tudo muito rápido e fácil para você manter a sua saúde em dia de forma segura e sem precisar sair de casa.


quinta-feira, 21 de maio de 2020

Nota técnica da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica orienta pacientes com imunodeficiência frente a COVID-19

As recomendações são direcionadas ao manejo de pacientes com síndromes genéticas com imunodeficiência na pandemia da COVID-19. As Imunodeficiências Primárias (IDP), também denominadas Erros Inatos da Imunidade, compreendem um grupo amplo de doenças genéticas que acometem o sistema imunológico e podem se manifestar sob a forma de infecções graves de repetição, autoimunidade, inflamação, alergias e câncer.

Ainda não há estudos ou relatos na literatura sobre o comportamento do COVID-19 em pacientes com IDP. Como uma iniciativa conjunta de sociedades internacionais de imunodeficiências, coordenada pela União Internacional das Sociedades de Imunologia, foi elaborado um inquérito que tem o objetivo de mapear e acompanhar a situação entre pacientes com imunodeficiências. 
Contudo, apesar da ausência de evidências robustas, pacientes com imunodeficiências que cursem com linfopenia particularmente às custas de linfócitos T CD4+ (p.ex. trissomia do cromossomo 21, síndrome de deleção 22q11.2, Ataxia-Telangiectasia, síndrome de Jacobsen [deleção 11q24.1]), bem como IDP que requerem a utilização de imunoglobulina humana ou corticoterapia (> 5 mg de prednisolona ao dia), imunobiológicos por mais de 4 semanas estão entre os pacientes de maior risco. Igualmente os pacientes com doenças associadas à linfohistiocitose hemofagocítica, bem como pacientes com imunodeficiência que foram transplantados há menos de 01 ano e/ou que usam medicamentos imunossupressores também são pacientes em risco significativo de terem quadros mais graves pelo SARS-CoV-2.

Além dos cuidados habituais a toda população, o material recomenda, entre outras medidas, a vacinação contra gripe para todos os pacientes com IDP, mesmo que não haja garantias de resposta de anticorpos, segundo o calendário da Campanha Nacional de Vacinação.

IMUNODEFICIÊNCIAS - Especialistas de todo o mundo se reúnem para ...A nota técnita está disponível na íntegra no link https://www.sbgm.org.br/uploads/sbgm_imunodefici%C3%AAncia.pdf

Fonte: SBGM

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Retomada gradual de atendimentos com cuidados especiais


⚠️ Nosso maior compromisso é com a saúde e o bem-estar de nossos pacientes, por isso, alguns cuidados são essenciais:
- Agendamentos de consultas com intervalos espaçados entre os pacientes para evitar aglomeração na recepção;
- Solicitamos que, sempre que possível, compareçam sem acompanhantes para evitar aglomerações;
- Nossa equipe clínica e de recepção estará atendendo aos pacientes com equipamentos de proteção;
- Orienta-se evitar contato físico;
- Foi realizada retirada de brinquedos dos ambientes de recepção e consulta;
- Máscaras cirúrgicas estarão a disposição, no entanto orienta-se o uso de máscara desde o momento do deslocamento até a Clínica;
- Higienizar as mãos com álcool em gel ao chegar e ao sair;
- Protocolos especiais de limpeza e desinfecção serão seguidos entre consultas;
- Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, reagende seu atendimento.
Com tais protocolos de prevenção e segurança, reafirmamos nosso compromisso com a saúde.

Publicação em destaque

Importância das pesquisas em Doenças Raras

Você sabia que as pesquisas em doenças raras desempenham um papel crucial na busca por respostas e soluções para condições médicas pouco con...