O Dia Mundial da Síndrome de Down é lembrado anualmente em 21 de março para ampliar a conscientização das pessoas em geral, promover a inclusão plena e qualidade de vida dos que vivem com Síndrome de Down. Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi escolhido porque a Síndrome de Down é relacionada a uma alteração genética em que os indivíduos têm três cópias do cromossomo 21.
Conheça alguns mitos e verdades sobre esta síndrome:
"Atividades físicas estão proibidas, somente a fisioterapia é liberada"
Mito
As pessoas com Síndrome de Down não só podem como devem praticar atividade física para seu bem estar físico e emocional. Mas é preciso passar por uma avaliação médica antes e preferir atividades de baixo impacto. "A alteração genética pode causar problemas no coração, espaçamento da coluna vertebral e redução da força muscular", afirma a educadora física Natália Mônaco, do Instituto Olga Kos, que atende na cidade de São Paulo crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down. A prática de atividade física deve ser realizada onde for mais conveniente para a pessoa (academia, parques, praças, etc.).
"Há diferentes graus de Síndrome de Down"
Mito
A presença do cromossomo 21 extra é a mesma em todos os casos - não há graus. A diferença entre uma pessoa e outra está nas oportunidades que cada uma tem de ser estimulada e nas características individuais - genéticas ou não - que possui.Depende muito do grau de comprometimento da família para que o portador da síndrome possa enfrentar seus próprios medos e desafios e, dessa forma, levar uma vida normal, cercada de direitos e deveres como qualquer cidadão.
"O cromossomo 21 extra da síndrome sempre vem da mãe"
Mito
Nem sempre a cópia extra do cromossomo 21 vem da mãe, pode vir do pai também. Mas é verdade que, com o avançar da idade materna os riscos da trissomia 21 acontecer são cada vez maiores. A mulher tem todos os óvulos formados dentro de si desde a sua formação, diferente do homem que produz espermatozoides a cada 72 horas desde a puberdade. Ao longo dos anos, os óvulos também vão envelhecendo, o que pode aumentar o risco de ocorrerem alterações genéticas na formação do feto.
"Pessoas com Síndrome de Down podem trabalhar."
Verdade
As pessoas com Síndrome de Down podem trabalhar, de acordo com suas possibilidades individuais e aptidões. O trabalho contribui com sua realização pessoal. Atualmente, há novas oportunidades de trabalho devido a políticas públicas de inclusão.
"As pessoas com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem."
Verdade.
Pode ocorrer um atraso no desenvolvimento da linguagem que pode ser observado ao longo da infância com surgimento das primeiras palavras, frases e na dificuldade articulatória para emitir alguns sons. Entretanto, não há regra para saber quando e como a criança falará, pois depende das características de cada indivíduo. Quando tais dificuldades são identificadas, a Fonoterapia pode ser indicada.
Sem comentários:
Enviar um comentário