Os proponentes deste evento sugerem que, uma vez que existem relativamente menos dificuldades visíveis e práticas associadas a distúrbios olfativos do que a deficiências visuais ou auditivas, a natureza da disfunção olfativa e suas consequências para a segurança e qualidade de vida de um indivíduo não são amplamente compreendidas.
O Dia da Consciência de Anosmia visa expor essa situação, incentivar o desenvolvimento de tratamentos bem-sucedidos e informar o público em geral sobre o sério impacto que a anosmia pode ter na vida de uma pessoa.
Os pacientes com anosmia demonstraram ser suscetíveis a situações perigosas, como vazamentos de gás, incêndios, vapores químicos perigosos e ingestão de alimentos estragados. Além disso, pessoas com perda de olfato também podem ter dificuldade em comer devido à estreita relação entre olfato e paladar. Os estudos também indicam que alguns indivíduos desenvolvem depressão em resposta a sentimentos de isolamento social e uma conexão reduzida ao prazer, emoção e memória.
Embora os mecanismos moleculares subjacentes à olfação tenham sido estudados em detalhes consideráveis, a base genética molecular da anosmia congênita isolada é pouco abordada. Casos familiares específicos com vários tipos de herança foram descritos. Até agora, poucas variantes subjacentes à anosmia congênita isolada foram relatadas nos genes PROKR2, PROK2, CNGA2 e TENM1.
A forma sindrômica mais amplamente investigada da anosmia congênita é a síndrome de Kallmann, que é caracterizada por hipogonadismo hipogonadotrófico com anosmia ou hiposmia.
Sem comentários:
Enviar um comentário